Conhecendo a literatura cearense com

Lílian Martins é jornalista, tradutora, professora, pesquisadora e militante em Literatura com ênfase em Literatura Cearense. Possui graduação em Letras Português, Espanhol e suas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará (2011). É mestre em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará com a dissertação: “Com saudades do verde marinho: O Ceará como território de pertencimento e infância em Ana Miranda”, vencedora do Prêmio Bolsa de Fomento à Literatura da Fundação Biblioteca Nacional e Ministério da Cultura (2015) e do Edital de Incentivo às Artes da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR) em 2016.

É repórter da Rádio FM Assembleia (96,7 MHz) vinculada à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará desde 2007. Nesta emissora, é responsável pela apresentação e produção do programa literário semanal: Autores e Ideias. É coordenadora de conteúdo do curso de extensão em Literatura Cearense da Fundação Demócrito Rocha em parceria com a Universidade Federal do Ceará em 2020. Foi curadora do I Simpósio sobre Literatura Cearense da Universidade Federal do Ceará em 2013. Desenvolve pesquisa sobre Infância, Identidade, Pertencimento, Literatura de Autoria Feminina, Literatura Latino-americana e Literatura Cearense com ênfase na produção bibliográfica da escritora Ana Miranda.

Dia 26.09, às 15h, transmissão pelo Instagram @letrasemusicasce

Lançamento de livros

Inspirações de Momento

Inspirações de momento” trazem em seus versos pequenas doses do olhar de um poeta. Uma percepção aguçada para momentos corriqueiros, sentimentos passageiros e na paisagem que nos cerca.  Essa é a terceira obra do autor, em uma segunda edição.

 

Dia 26.09, às 16h, transmissão pelo Instagram.

Em cima da montanha azul

Em cima da montanha azul“,  reúne uma seleção de poemas das memórias afetivas da autora e conta com prefácio do escritor e filósofo Renato Pessoa. A obra foi vencedora do Edital de Incentivo às Artes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) de 2018. 

 

Dia 26.09, às 16h, transmissão pelo Instagram.

Poesia Provisória

Poesia Provisória” reúne toda a produção literária do autor dos últimos dez anos. Ele também teve outros livros publicados como “Roteiro dos pássaros”, Prêmio Filgueira Lima de Poesia, e “Cumplicidade Poética”.Além de poeta, Nirton também é cineasta, roteirista, professor de literatura e cinema. 

Dia 25.09, às 15h30, transmissão pelo Instagram.

Itapó: no caminho das águas

Oséias Targino, lança a 2° edição do livro “Itapó: no caminho das águas“.  A obra retrata o drama das famílias que tiveram que deixar suas origens em virtude da inundação de suas terras pelas águas do complexo hídrico que abastece a região metropolitana de Fortaleza. Embasado numa densa pesquisa, o livro resgata os aspectos sociais, econômicos e políticos de Itapó, antigo distrito pacatubano, e nos convida a mergulhar numa reflexão acerca de como o Estado lida com as famílias que se encontram no curso das grandes obras no Brasil.

Dia 25.09, às 18h30, transmissão pelo Instagram.

Quando o amor é de graça!

Quando o amor é de graça!“, de autoria do escritor cearense Raymundo Netto (1967), estão reunidas cerca de 50 crônicas em que o amor nos fala baixinho ao pé do ouvido. Publicadas inicialmente entre 2007 e 2017 no jornal O POVO.Despedaçado, mas sem perder o humor característico dos seus textos cronísticos, Netto surpreende ao trazer com leveza assuntos, sobretudo, fugidios como a separação, a morte e as desventuras de amores não correspondidos ou findados prematuramente. O livro conta ainda com apresentação do jornalista, poeta e editor Camilo Pestana e ilustrações do artista plástico Jabson Rodrigues. 

Dia 25.09, as 16h30 transmissão pelo Instagram.

III Concurso Literário Carlos Cavalcante

O resultado e premiação da terceira edição do  Concurso Literário Carlos Cavalcante ocorrerá nos dois dias do Festival Letras e Músicas. No dia 25 de setembro, 18h, será divulgado o resultado da categoria geral e no dia 26 de setembro, 19h,   o resultado da categoria escolar. Ambos com transmissão pelo perfil do instragram @letrasemusicasce

As inscrições ocorreram do dia 30 de junho até 31 de agosto. E o tema desta edição foi livre no gênero poesia.